Aminhós | arquitectos - Projectos de Arquitectura, Urbanismo e Design

A. Pires Lourenço & Filhos, S.A.



O presente projecto diz respeito a uma Unidade Industrial de Transformação de Presuntos, construída na Área de Localização Empresarial de Castelo Branco.

O edifício implantou-se a uma cota média do terreno de forma a minimizar o movimento de terras. A cota de implantação foi também condicionada à necessidade de existirem cais de carga e descarga de matéria-prima e produto acabado.


O piso inferior é ocupado por um hall, escadaria de ligação entre pisos, escritório e uma garagem com casa das máquinas de acesso autónomo. A passagem ao interior do lote, e respectivo acesso à piscina e barbecue é efectuado por debaixo do corpo projectado.

No segundo piso podemos encontrar uma sala de jantar/estar e um corredor de distribuição para uma cozinha com uma despensa, uma zona de tratamento de roupa, três quartos servidos por duas instalações sanitárias de serviço e uma suite com zona de vestir e uma instalação sanitária privativa.


Interiormente, a organização espacial obedeceu a um programa funcional muito específico, dividindo-se em três áreas distintas: administrativa, social e fabril. Esta última foi organizada à volta de um núcleo central, onde se concentraram os vários espaços de transformação da matéria-prima. Todos os espaços de armazenagem e câmaras frigoríficas foram projectados a partir e à volta deste, separados apenas por corredores de distribuição, o que permite um fácil e rápido acesso a qualquer um dos espaços.

Foram previstas duas entradas, a principal, de acesso pedonal, mesmo em frente à entrada do edifício, e a de veículos, com portaria junto ao portão de entrada. Este acesso faz-se do lado norte do edifício e encontra-se um metro abaixo da entrada do edifício.

Voltar