Aminhós | arquitectos - Projectos de Arquitectura, Urbanismo e Design

Pavilhão Industrial Aquimisa



O edifício, um pavilhão industrial para acolher um Laboratório de alimentos e águas, encontra-se localizado na Zona Industrial de Castelo Branco.


É composto por uma nave de forma rectangular, com cerca de 565m² de área coberta.

O Edifício foi implantado a uma cota média do terreno, de forma a minimizar o movimento de terras, e no terreno sobrante, não ocupado com a implantação deste, foi previsto uma zona ajardinada e lugares de estacionamento.


A organização dos espaços interiores dividiu-se em quatro linhas:

Área Administrativa – Hall de entrada, por onde se faz a entrada de todas as pessoas (funcionários e clientes), zona de atendimento, zona de espera e uma instalação sanitária, à direita sala com capacidade de quatro postos de trabalho (administrativos) com uma zona de arquivo.

Área Social – É composta por balneários e instalações sanitárias para ambos os sexos e uma zona de refeitório e convívio.

Área de consultadoria – É composta por uma sala de formação (ligada directamente ao hall de entrada), por três gabinetes, uma sala de reuniões e uma sala de consultores onde podem existir dez postos de trabalho.

Área de Laboratório – A área de laboratório divide-se em dois níveis: por um lado o laboratório de microbiologia e por outro o da físico-química. Toda esta zona tem acesso restrito (exclusivo para os funcionários dos laboratórios) que se inicia numa antecâmara sanitária. Do lado direito está o laboratório de microbiologia que se divide em cinco salas com aproximadamente 12.00 m2 com a seguinte sequência: 1º Preparação de amostras, 2º Preparação de meios, 3º Sala de estufas, 4º Sala de Leituras, 5º Sala de lavagens. O programa abrange ainda um armazém de recolha e um armazém de amostras. O laboratório de físico-química divide-se em duas salas, a sala de físico-química e a sala de instrumentos.

Voltar